Gatos são carnívoros estritos, ou seja, necessitam de proteínas, principalmente carnes, para manterem-se saudáveis.
Mas será que o gato pode comer ovo?
Os felinos domésticos possuem necessidades nutricionais específicas, como a exigência diária de taurina, um aminoácido essencial para sua saúde. Dietas vegetarianas e ricas em carboidratos não são adequadas para gatos, que têm um sistema digestivo mais primitivo e menos adaptado a alimentos com baixo teor proteico.
Confira a seguir se gato pode comer ovo e as formas mais apropriadas de oferecer este alimento ao seu pet.
Afinal, gato pode comer ovo?
Sim, gatos podem consumir ovos. É recomendável oferecer ovo cozido ao gato e em pequenas quantidades. Se seu pet já consome ração úmida ou seca de qualidade premium ou super premium, o ovo deve ser apenas um complemento, similar a um petisco.
Além dos ovos de galinha, gatos também podem consumir ovos de codorna e de pata. A proteína do ovo é altamente aproveitada pelo organismo dos felinos e é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Mas atenção! Sempre ofereça ovos em pequenas porções e sem temperos, pois os condimentos podem ser prejudiciais à saúde do seu pet.
Ovo cru para gato: pode ou não?
No entanto, não se recomenda dar ovo cru ao gato, apenas cozido e em quantidades moderadas. Isso se deve à presença da bactéria Salmonella, que pode causar intoxicação alimentar no seu felino se ingerida.